25.5.07

Grandes Mentiras da Cultura Brasileira

O Brasil é um país imenso.
Lá tudo é grande.
(ou quase tudo)


E lá, as mentiras também são grandes.
Uma das grandes mentiras brasileiras, que qualquer um acredita como uma criança, e desde criança, é a história que Santos Dumont inventou o avião. E pior ainda, que ele conseguiu voar com o 14-bis.

Isso foi uma grande mentira. Os primeiros a realmente voarem foram os irmãos Wright, the Wright Brothers, como os chamam seus patrícios.

Na verdade, Santos Dumont era um balonista. Vivia pendurado nas bolas, vendo o fogo arder.

A foto que existe do Dumont é na verdade uma grande mentira. Um hoax, como diz-na linguagem de internet atual.

Procure pensar um pouco e imaginar, naquela época, um avião, daquele jeito, voar naquela altura.

É fisicamente impossível. O máximo que ele conseguiria seria algumas centenas de metros. Na foto parece fluturar calmamente sobre o parque parisienseobservado só por gente chique.

Perceba na foto que a hélice nem gira. E mesmo que girasse, você acha mesmo que aquela geringonça ali iria voar e a bicha estaria lá em cima calmente, com meia dúzia de peruas bem abaixo do aeroplano, observando calmamente ele voar?

Só faltou ela tá tomando vinho rosê fazendo biquinho.










Na verdade ele construiu o monstrengo do 14-bis, mas aquela geringonça nunca voou.


Aí a bicha teve uma idéia de pendurar aquilo num balão e fazer algumas fotos.



Santos Dumont na verdade era um grandiosíssimo francês metido à besta, assim como são todos os franceses.

Como sua mentira não deu certo em Paris, ele vendeu pros idiotas dos brasileiros, que nao precisavam mais do que uma mentira dessas pra acharem que tem algum outro valor além de jogar bola e rebolar.

O ridículo da ignorância é brasileiro achar que SD era o pai da aviação. Ele era o pai era da aviadação. Não tinha o que fazer na vida, além de andar de balão e prefeqüentar o mundinho de Paris, divertindo outras bichas e peruas em tardes inúteis no parque. Até que um dia, ele como bom francês, e com inveja dos Americanos, que já eram bichas voadoras, resolveu brincar, construindo uma geringonça de papel, a pendurou num balão.
Convidou meia dúzia de peruas e fez uma sessão de fotos.


Mas ali, o que vemos, é pura armação.

Como em Paris todos já sabiam da brincadeira, ele resolveu vender pros brasileiros, que naquela época, acreditavam muito mais do que agora, em qualquer besteira.


Abaixo uma das fotos forjadas que em que os brasileiros acreditam.




E agora, revelando um dos mais patéticos mitos da cultura brasileira, uma foto que brasileiro nunca viu, mas muito difundida em outras culturas que simplesmente provam a forja do Sr. Dumont:




Nas fotos truncadas, a imagem do balão foi manualmente removida.

Pronto, caia na real agora...


(Mais um servico de utilidade pública do Corolário das Jararacas)